Jaru recebe o título de capital do Cacau, por ser o município maior produtor de cacau em Rondônia, com produtividade média de 900kg por hectare.
Dr.Luis do Hospital – Deputado estadual RO
Segundo dados oficiais, Rondônia é destaque nacional com maior rebanho bovino dentro das áreas livres de de febre aftosa, com 17,6 milhões de cabeças no pasto, o estado tornou-se referência em produtividade e sustentabilidade.
O estado de Rondônia, agora tem então, 9,9 bovinos para cada habitante, pois na última pesquisa levantada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). o estado apresentou um crescimento populacional de 10,44% em 2024, chegando no total ao expressivo numero de 1.746.227 habitantes.
PRODUÇÃO RONDONIENSE
O estado é o terceiro que mais exporta na região Norte. Os principais produtos exportados são: soja, carne bovina, milho e estanho. Além disso, o café, o Tambaqui, assim como outros pescados do estado; castanhas e chocolates estão cada vez mais presentes na pauta de exportações.
Rondônia é referência na produção do Tambaqui, café (robustas amazônicos), e cacau, que são produções com Selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). É historicamente um importante produtor de grãos, com destaque para soja e milho, e possui o maior rebanho do Brasil, livre de febre aftosa sem vacinação. O alto padrão de sanidade da carne bovina conquista até os mercados internacionais mais exigentes.
Todo esse destaque se torna mais importante, quando vemos que ações estão sendo implantadas para a diversificação da nossa produção, e isso se deve em grande parte, a visão dos nossos representantes que enxergam o potencial produtivo do nosso estado, e investem em ações nas demais culturas.
A exemplo do exposto, em abril deste ano, a solenidade oficial de lançamento da colheita 2024, aconteceu aqui em Jaru, na propriedade do cacauicultor Gilmar Lucio da Silva, durante o dia foram realizadas palestras e demonstrações técnicas sobre o manejo da cultura, com visita à lavoura cacaueira. Jaru foi escolhida por ser o município maior produtor de cacau em Rondônia, com produtividade média de 900kg por hectare e o título de capital do Cacau.
Hoje temos, o deputado estadual Dr. Luís do Hospital, como presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (AleRo), e isso nos faz acreditar que temos muito mais a avançar em termos de qualidade e também em produtividade. Tanto os jaruenses, quanto os demais municípios do estado de Rondônia, temos muito a ganhar com esse parlamentar, que além de ser médico veterinário, tem um know-How invejável em todas as áreas da produção rural, estando sempre antenado às inovações e as novas tecnologias do setor, além de ser muito receptível com todos que o procuram.
Certamente a nossa região está sendo privilegiada com a atuação dele como representante da categoria.
Por: Joir Calixto – (Com dados extraídos de: https://geo.sedec.ro.gov.br/.)