A situação crítica em Gramado, localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre
As chuvas torrenciais que atingiram o Rio Grande do Sul desde o último fim de semana causaram estragos significativos em Gramado, um dos mais renomados destinos turísticos da Serra Gaúcha. A situação alarmante levou à evacuação de dezenas de moradores devido ao surgimento de rachaduras no solo em vários bairros, culminando no desabamento de um prédio no bairro Três Pinheiros na manhã desta quinta-feira (23/11). Felizmente, todos os moradores foram desalojados a tempo, evitando ferimentos.
Um prédio localizado na Ladeira das Azaleias, em Gramado (RS), desabou, por colapso estrutural, por volta das 5h40 desta quinta-feira (23) em razão do grande volume de chuvas na região. De acordo com a prefeitura, o local estava isolado desde o último sábado (18) e não há registro de vítimas. “O prédio caiu dentro de seu próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros”.
“Vale ressaltar que a instabilidade do solo segue e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco. Portanto, o local onde estava o prédio e o bairro Três Pinheiros seguem isolados”, destacou a prefeitura.
A situação crítica em Gramado, localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre, foi especialmente grave em um condomínio de casas no bairro Três Pinheiros, onde o prédio condenado desabou. As autoridades decidiram contra a implosão da edificação devido ao risco de causar danos maiores.
Atualmente, 31 pessoas estão abrigadas no ginásio da Escola Senador Salgado Filho, enquanto outras se alojaram com familiares e amigos. A Defesa Civil de Gramado, juntamente com técnicos e geólogos, continua monitorando os riscos, e um parecer detalhado sobre a situação está previsto para ser concluído ainda nesta semana.
Na quarta-feira (22/11), o Serviço Geológico do Brasil realizou uma análise nos bairros Três Pinheiros e Planalto, e um relatório está sendo elaborado para orientar as decisões do município. As aulas na rede municipal foram suspensas, mas retomadas, com exceção da Escola Pedro Zucolotto no bairro Três Pinheiros, onde os estudantes continuam com aulas online até sexta-feira (24/11).
Fontes: Canalrural e Plantão Brasil