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Impactos da tarifa de 50% dos EUA sobre o Brasil no mercado da carne bovina

Na última quarta-feira (09/07), o presidente norte-americano, Donald Trump, enviou uma carta ao governo brasileiro informando sua decisão de impor tarifa adicional àquelas já vigentes no percentual de 50%, aplicada a todo e qualquer produto brasileiro exportado para os Estados Unidos. A medida entrará em vigor em 1º de agosto. Não é conhecido ainda se o governo brasileiro adotará alguma medida em resposta, mas Trump já avisou em sua missiva que qualquer retaliação será compensada por tarifas adicionais equivalentes. 

Imagem ilustrativa (Pública internet)
Imagem Ilustrativa (Pública da internet)

De antemão, é válido destacar que a medida deve ter algum impacto negativo sobre as vendas externas brasileiras de carne bovina, em grande medida devido à relevância dos EUA como 2º principal destino dos cortes bovinos exportados pelo Brasil, representando 12% do volume recorde embarcado no 1º semestre do ano corrente. No entanto, a DATAGRO avalia que enquanto os exportadores brasileiros possuem grandes vantagens comparativas em termos de capacidade de redirecionamento das cargas a outros mercados, os importadores norte-americanos podem estar diante de um reforço de aperto substancial na disponibilidade local da proteína. Uma das indicações primárias dessa percepção é a própria representatividade da carne brasileira nas importações totais dos EUA, que triplicou entre 2021 e 2025, enquanto na ótica oposta, os americanos apresentaram avanço mais contido, ainda que significativo, nas exportações de carne bovina do Brasil em igual período. O impacto mútuo sobre a demanda e/ou fornecimento de ambos os países, ilustrado abaixo, consolida esse quadro como mais prejudicial aos americanos: 

Novamente, é imprescindível ressaltar que deve haver algum choque negativo na demanda por carne bovina brasileira, que segundo a DATAGRO, deve ser próximo de 4% da produção nos níveis atuais, um impacto que inclusive já tem sido avaliado e precificado pelo mercado em alguma medida, à exemplo da queda nas cotações dos contratos futuros de Boi Gordo na B3 na sessão de hoje (10/07). Entretanto, quando avaliada a relevância dos cortes bovinos brasileiros importados pelos EUA para o abastecimento do mercado interno norte-americano, percebe-se que a dependência é maior que na ótica oposta, chegando a 5,4% da disponibilidade doméstica total, uma indicação valiosa de que a nova taxação pode pressionar ainda mais o quadro local de oferta de gado e carne bovina.  

Essa maior relevância proporcional da carne brasileira para o mercado estadunidense não se dá apenas em termos de volumes absolutos, como também em padrões dos cortes importados pelos americanos. O principal produto exportado aos EUA pelo Brasil são os chamados beef trimmings, que são pedaços de carne bovina restantes do processo de corte e limpeza das peças tradicionais, que na prática, são importados para serem moídos e combinados com a gordura em excesso produzida pelos animais que superam 26 arrobas (~ 390 Kg) de peso médio de carcaça no mercado norte-americano, para serem vendidos na forma de ground beef (carne moída). O problema se dá na medida em que metade do consumo per capita de carne bovina da população dos EUA se apoia na carne moída, que no mercado doméstico local é beneficiada majoritariamente a partir de fêmeas bovinas de menor padrão de qualidade, um animal substancialmente escasso nas condições vigentes, portanto a tarifa atinge um dos pilares centrais de fornecimento de proteína bovina de base ao mercado norte-americano. Mesmo buscando outros fornecedores alternativos, não há nenhum player que se compara ao Brasil nem em termos de volume, muito menos em termos de preços. Ainda que a nova medida praticamente inviabilize a exportação brasileira de carne bovina aos EUA, que agora passa a superar os preços atacadistas locais em ao menos 20%, seja por efeitos diretos ou indiretos, é possível que esse diferencial se estreite substancialmente. Ademais, diante da limitação na oferta global de carne bovina, mesmo buscando outros fornecedores além dos brasileiros, as mudanças possivelmente abrirão espaço para o Brasil em outros mercados, o que a longo prazo tende a ser um fator de sustentação altamente relevante às vendas externas brasileiras da proteína. 

Fonte: Datagro

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